CIT LogoSobre NósServiçosTerritórios em NúmerosFAQs
Área Reservada

FAQs

Tem dúvidas sobre o CIT? Estamos aqui para ajudar.

O que é o CIT?
O Centro de Inteligência Territorial (CIT) é um serviço desenvolvido pelo Data CoLAB, que pretende centralizar serviços de Data as a Service numa única plataforma, usando o princípio da interoperabilidade como base para promover a criação de territórios mais ágeis, resilientes e inteligentes, com recurso a dados territoriais, sejam eles de fontes públicas ou fontes privadas (IoT, dados de softwares existentes, entre outras fontes).
Quais as mais valias do CIT?
O CIT permite recolher, integrar, analisar, monitorizar e comunicar dados de natureza diversa, contribuindo assim para consciencializar e promover a transparência das organizações, com vista a potenciar o suporte à decisão com recurso a dados. Facilita a observação de tendências, identifica novas linhas de trabalho e facilita a operacionalização de estratégias mais ágeis, eficientes e sustentáveis em diferentes domínios do ecossistema territorial. Adicionalmente, faculta ao cidadão informação relevante para consciencializar a sociedade para as diferentes dimensões do território.
Qual a metodologia aplicada e fontes de dados utilizadas?
A arquitetura da plataforma disponibilizada no CIT tem como base a metodologia da Norma ISO 37120 para o Desenvolvimento Sustentável de Comunidades (Indicadores para Serviços Urbanos e Qualidade de Vida), estando a sua informação já organizada nos 6 clusters de atividade. As fontes de dados utilizadas são as bases estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE), da Plataforma Aberta para Dados Públicos Portugueses (Dados.gov) e da Distribuição de Eletricidade, SA (E-Redes).
O CIT é exclusivo a municípios?
Não. O CIT pode ser disponibilizado a qualquer entidade que considere uma mais-valia a sua utilização. Os municípios, entidades de interesse público, empresas públicas e associações setoriais são alguns dos atores do ecossistema territorial que podem beneficiar da utilização do CIT. No entanto, pode ser extensível a outras atividades como: marketing, saúde, finanças, retalho, logística e muito mais. Pode também ser usado para várias finalidades, tais como, análise de desempenho de negócios, otimização de processos e tomada de decisões estratégicas.
O que disponibiliza o CIT?
O CIT é uma plataforma sobre a qual correm vários serviços do Data CoLAB (data science, gestão de dados, análise e inteligência de dados e padronização e interoperabilidade). Na área pública, estão disponíveis todos os dados abertos referentes ao município. Contudo, na área privada, o município pode trabalhar e analisar um conjunto de dados específicos, que podem ser usados como suporte para a tomada de decisões informadas, com vista a impulsionar o desenvolvimento inteligente do território, podendo a sua disponibilização ser gerida e/ou controlada pelo próprio município.
O CIT é gratuito?
O CIT é ferramenta agregadora do serviço integrado de Data as a Service, disponibilizando numa plataforma digital as áreas pública e reservada do cliente. A plataforma digital agregadora de dados abertos territorial do CIT (Território em dados) está disponível, de forma gratuita, para qualquer entidade ou indivíduo, assim como os dados que os clientes decidam partilhar com os indivíduos, na sua área. Contudo, estão disponíveis diferentes planos de acesso/subscrição da plataforma, possibilitando o acesso a diferentes níveis de customização e tratamento de dados, mediante as necessidades de cada entidade. Os detalhes de cada nível podem ser consultados na página de serviços (Serviços).
Quais e quantos são os utilizadores do CIT?
Depende do plano selecionado. No plano CIT Free, plano base, qualquer indivíduo tem acesso aos abertos dados disponibilizados. Para os restantes planos, o número de utilizadores é variável e depende de fatores como: necessidade e objetivos de cada entidade, análise de dados associada, número de perfis da entidade e respetivas permissões de acesso.
Subscrevo um plano do CIT. Os dados fornecidos ficam sempre disponíveis e visíveis para todos?
Os dados provenientes de dados abertos, disponibilizados no CIT Free são atualizados de forma automática e visíveis a todos os utilizadores. Com uma subscrição, a entidade tem acesso a uma área reservada do CIT que funciona como um cockpit personalizado de cada organização. A disponibilização e acesso aos dados é atribuída mediante a decisão do município podendo, inclusivamente, ser disponibilizada informação distinta, com diferentes níveis de acesso (p.e. acesso direto ao munícipe ou exclusivo a pessoal técnico).
É possível fazer comparações e rankings dos territórios?
A estrutura base da disposição da informação proveniente de dados abertos permite comparar o município com os dados da região NUTS II em que se insere e com o território nacional.
E quanto aos dados, é possível exportação de dados e qual a segurança e integridade dos mesmos?
É possível exportar dados e obter diferentes insights. É fundamental, e assumida, a segurança e a privacidade dos dados para o tratamento de informações sensíveis. A segurança e a integridade dos mesmos cumprem com as normas aplicáveis.
Preciso de hardware ou software específico?
Não é necessário adquirir, instalar, atualizar nem manter qualquer hardware, middleware ou software. Este tipo de solução é a mais económica para as organizações que não dispõem dos recursos para comprar, implementar e gerir elas próprias a infraestrutura e software necessários para manter estruturas de Data management e Business Intelligence.
O CIT é uma ferramenta que potencia a interoperabilidade?
Enquanto ferramenta pública, o CIT compromete-se a seguir um padrão standard, que centraliza a informação de fontes de dados públicas e privadas relevantes para permitir a análise sistémica do país e cada região em particular.